https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

domingo, agosto 10, 2014

EVANGELISMO COM OS JOVENS DA IGREJA

O ato de evangelizar parece ser simples se levarmos em conta somente a nossa fé, nossa vida de oração e algumas coisas relacionadas com a vida espiritual, mas têm outros detalhes a serem observados. Dessa forma pensamos que tudo dará certo. Muito bem até podemos concordar com esse argumento, que por sinal é muito bom, porém não é suficiente.
Evangelizar não depende somente da nossa fé, da nossa oração tão somente e até mesmo de uma vida espiritual equilibrada, é preciso saber os meios corretos para que tenhamos um trabalho correto e produtivo. Tudo que foi dito faz parte da nossa jornada cristã. Mas é preciso também conhecer métodos e técnicas de como evangelizar.
Evangelismo Público
Evangelismo um nome muito conhecido, porém, pouco praticado, ou se for praticado, ainda que seja de maneira simples pode surtir grandes efeitos. Por que a Palavra de Deus não torna vazia, mas é preciso saber como manuseá-la.
Fazer um plano ou um treinamento sobre evangelismo parece algo desnecessário, mas ainda não é o suficiente. Muitos pensam assim, por que é sabido que o Espírito Santo é o responsável pela salvação do pecador através do convencimento do pecado instalado na vida da pessoa que está sendo evangelizada.
Muito bem, tudo isso é verdade, mas se pararmos para pensar o Senhor Jesus Cristo preferiu preparar seus discípulos para depois enviá-los para a grande obra que todos nós conhecemos.
Sabendo que o assunto é muito vasto, (inesgotável), sendo assim esse curso é apenas um dos muitos recursos que apresentamos para a amada igreja. Estamos cientes que todos os cursos teóricos são muito bons, mas se pudermos acrescentar um pouco de prática ele se tornará melhor e objetivo, dentro da proposta maior que é a salvação das almas perdidas sem Cristo.
Obstáculos a Evangelização.
Não seria possível classificar todos os obstáculos que se opõem aos que desejam evangelizar. Exemplos: Falta de fé, falta de oração, falta de amor pelos perdidos, falta de vontade, falta de conscientização (...). Um dos piores obstáculos é a falta de leitura na Bíblia e de bons livros sobre evangelização e secular também. Quem lê sabe mais!
Pescaria sem Peixes
Todos nós sabemos que é possível pescar sem, no entanto pegar nenhum peixe, quem já passou por essa experiência sabe o quanto é frustrante voltar sem pescar se quer um. Considerando que a Bíblia trata os pecadores como peixes (homens) no sentido metafórico. O Senhor Jesus Cristo convidou e ordenou que os seus novos discípulos fossem pescadores de homens. Jesus também é o Mestre por excelência na arte de fazê-lo. Ele nos garante êxito nessa árdua tarefa de pescar. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no”. (Mt. 4: 19). Isto não significa necessariamente que se converta cada pessoa que estivemos evangelizando. Hoje algumas igrejas estão mais preocupadas em contemplar os relatórios numéricos do que ver as almas entrando nas águas batismais e depois se ingressando na Igreja de Cristo.
Este fato de não haver conversões aconteceu até com o Senhor Jesus Cristo. E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades”. (Mt. 19: 16-22).
O mesmo se pode dizer-se dos apóstolos, (neste caso Paulo). Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam tirá-los para junto do povo”. E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez”. (At. 17: 5, 32).
Mais uma vez a pregação de Paulo não surtiu o efeito esperado. “Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo e, desde agora, parto para os gentios”. (At. 18: 6).
Nem todos estavam interessados no que Paulo estava pregando, isso pode acontecer conosco.
E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano”. (At. 19: 8, 9). Quanto a nossa pregação não surtir o efeito no momento desejado, a nossa missão foi cumprida, mas cada pecador que ouve o Evangelho terá que prestar contas da sua ignorância, da sua indiferença, não perante nós, mas diante de Deus. O apóstolo Paulo escreveu: E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo”? (conveniente, adequado). (IICo. 2: 14-16).
O Espírito Santo e o Evangelismo
O Senhor Jesus Cristo disse que, quando o Espírito Santo viesse sobre os Seus discípulos, eles seriam testemunhas dEle. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (At. 1: 8).
O Senhor Jesus também no Evangelho segundo (João: 20, 21, 22). “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.
Podemos notar claramente a relação e a recepção do Espírito Santo e o testemunho de Cristo.
Portanto, todo aquele que por fé em Cristo, recebe o dom do Espírito Santo, também há de buscar os perdidos e explicar-lhes como serem salvos.
Por que Evangelizar?
Um dos motivos principais para nos ocuparmos com a evangelização entre outras atividades é a glória de Deus. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. (ICo. 10: 31).
Também por ter sido ordenado pelo Senhor Jesus Cristo. Portanto, (logo, imediatamente) ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;” (Mt. 28: 19, 20b). Também como gratidão pela nossa salvação.
Três Maneiras de Evangelizar as Pessoas
Pessoalmente:
Quando saímos para evangelizar às vezes nos deparamos com pessoas, algumas com muito conhecimento, neste caso precisamos estar preparados, com oração e com a Palavra. “Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus”. (At. 18: 26).
Publicamente e de Casa em Casa:
No evangelismo público e de casa em casa precisamos fazer de duas maneiras: Primeiro anunciar, segundo ensinar em público e nas casas. Evangelizar Constantemente: Estar em sintonia constante com Deus em oração e meditação na Palavra. “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”: (ICo. 1: 2).
O crente evangelista precisa ter sua particularidade com Deus. Para isso é preciso também estar preparado na Palavra. “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (IITm. 2:15). Prof. Mestre Expedito Darcy da Silva


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...