https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

segunda-feira, junho 22, 2015

A CIDADE CONSTUÍDA POR CAIM E O SEU CASAMENTO

Em uma época remota, no princípio da civilização, Caim o segundo filho de Adão e Eva e os seus descendentes eram e tinham um vida nômade. Viviam errantes pelo mundo, sem residência fixa. Depois do acontecimento do grande dilúvio todos da sua família morreram, inclusive Caim. Hoje não temos mais nenhum vestígio da sua descendência. A civilização cainita em origem, caráter e destino deixaram sua marca na história da civilização.

Temos muitos vestígios desta civilização material mencionados em Gênesis 4: 16-22. 16. E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. 17. E conheceu Caim (no sentido de coabitar) a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade perlo nome de seu filho Enoque. 18. E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.  19. E tomou Lameque para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila. 20. E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas, e tem gado. 21. E o nome do seu irmão era Jubal, este foi pai de todos os que tocam harpa e orgão. 22. E Zila também teve a Tubal-Caim, mestre de toda a obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naamá.  Consta-nos desta civilização traços de um vida urbana e também vida rural, eles desenvolveram a técnica das artes e trabalhos manuais. Gênesis 4: 17. E conheceu Caim (no sentido de coabitar) a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade perlo nome de seu filho Enoque. 

Certo escritor de artigos sagrados supôs, por sua própria consciência, ou por acidente, como afirmam alguns críticos eruditos dizendo que o autor disse que havia naquela região uma população formada, acrescentando algo que não consta nos textos Sagrados.
Há um grande questionamento por parte dos céticos, quanto a  esposa de Caim, como e onde a encontrou se o texto não menciona nada a esse respeito? Por que o autor do texto não nos deu detalhes desse episódio? Ou não se incomodou com este detalhe primeiramente para si mesmo. Observe a narrativa de Gênesis 4: 14. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
Quanto a dúvidas ou questionamentos é bom conferir Gênesis 4: 1, que nos oferece alguns subsídios para nosso entendimento. 1E conheceu  Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e teve a Caim, e disse: alcancei do Senhor um varão.
A final de onde surgiu a sua esposa? No início da humanidade é obvio que teria que haver casamento com pessoas de sexo opostos, Adão teve filhos e filhas, mas o escritor sacro não mencionou detalhes sobre elas. Quanto as filhas de Adão: Gênesis 5: 4. E foram os dias de Adão depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. Não nos restam duvidas de que Caim tomou uma de suas irmãs para sua esposa. Naquele tempo não havia a lei sobre o incesto, que só veio a vigorar muitos anos depois, conforme está narrado em  Levíticos 18: 6. Outra explicação também possível é que Caim pode ter se casado uma de suas sobrinhas.

A construção de uma cidade podemos observar como eles tinham aumentados populacionalmente. O texto sagrado nos apresenta Caim como o primeiro homem a construir uma cidade urbana. Caim foi o primeiro arquiteto urbanista. Fato interessante sobre a primeira civilização que pereceu no dilúvio, teve sua origem Caim. Foi nesta cidade que começaram as artes e as ciências Gênesis 4: 21, 22. A cultura judaica não produziu muito das armadilhas da civilização, exceto nos campos da literatura e da fé religiosa. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...