https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

quarta-feira, setembro 30, 2015

DEDICAÇÃO PASTORAL AO ENSINO

Independente de tudo, antes de tudo, o pastor precisa ter alguns recursos indispensáveis.
É ele quem pronuncia as verdades do Evangelho, para conduzir o rebanho de Deus, conforme a Sua vontade. Se o pastor não puder frequentar uma academia teológica, mas, ele precisa ser um autodidata, para alimentar o rebanho com a Palavra de Deus.
A preocupação de Paulo com Timóteo era que ele deveria ser diligente na Palavra.
Persiste em ler
A expressão correspondente a “persistir em”, no original grego, pode também ser traduzida por “preocupa-te com”, “aplica-te a”, ou “dedica-te a”. Qualquer destes sentidos demonstra que é dever do pastor dedicar-se ou aplicar-se à leitura.
A Bíblia na mão do pastor, não deve somente estar em suas mãos, mas principalmente em seu coração. É seu dever ser diligente ao estudá-la (IITm. 2: 15), trazendo a memória as coisas estudadas, como para gozar de novo a sua doçura, pois enriquece a compreensão das lições (ITm. 4:13,15). A Bíblia é de vital importância ao rebanho sobre o qual Deus o constituiu bispo (At. 20: 28).
O pastor que não se atualiza, de forma alguma poderá defender o seu rebanho e contar os perniciosos ensinamentos heréticos que surgem a todo o momento.
Persistir em exortar
“O verbo exortar, na língua grega, deriva-se do substantivo Paracleto, que é o título atribuído por Jesus ao Espírito Santo, e significa principalmente, o Consolador”. Não podemos confundir que a exortação deva ser somente aplicada com palavras duras. Todavia, nada mais é do que persuadir com a verdade, avisar quanto ao perigo iminente, e admoestar com a sã doutrina.
Aplicar-se ao ensino
Não é possível haver aprendizado sem haver aprendizado. (Jo. 14:26). O ensino da doutrina é uma das responsabilidades mais importantes do pastor, “pois ela é o alimento de que se nutrem as ovelhas” (Sl. 23:2,5).
O mestre que se preza é aquele que estuda minuciosamente a lição antes de aplicá-la à sua classe, demonstrando amplo domínio sobre o assunto, como se conhecesse o autor do livro texto. 
O apóstolo Paulo era um pastor que se preocupava com os líderes das igrejas, ele nunca deixava de instruí-los, para que o rebanho do Senhor fosse bem conduzido, de acordo com as sãs palavras das Sagradas Escrituras. Ele escrevendo a Timóteo diz: 1.Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Essa recomendação do apóstolo demonstra o cuidado dele para com Timóteo e com os seus ouvintes. Timóteo deveria confiar seus ensinamentos a homens fiéis e responsáveis para poderem ensinar os outros.
Assim deve ser a vida do pastor que se preocupa com o seu rebanho, em ensiná-lo e também deve cuidar do seu corpo ministerial, para que sejam homens sábios para também ensinar os outros.
                                                       

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...