https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Capelania

Capelania, algo pouco divulgado em nosso meio. Neste breve texto, procurei trazer algo sobre  o significado de Capelania, caso haja interesse poderei postar mais alguma coisa sobre. Estarei neste semestre ministrando aulas sobre Capelania, para quem se interessar é só me avisar por favor.

Conceito de Capelania
O agrupamento de indivíduos propicia que o particularizado tenha uma amplitude maior, gerando a necessidade de uma cobertura também ampliada no que concerne ao atendimento eclesiástico.
A este atendimento eclesiástico particularizado denomina-se capelania.
O termo “capelania tem sua derivação etimológica do termo “capela””. Capela tem por designativo um lugar modesto, mas não menos significativo, para atendimento extra-paroquial, isto é, serviço eclesiástico além da circunscrição paroquial, portanto, atendimento que se estende aos que de alguma forma estão distantes do atendimento sacerdotal. *Paróquia consiste numa divisão territorial de uma *diocese sobre a qual tem jurisdição ordinária de um sacerdote, o pároco. Diocese trata-se de uma circunscrição territorial sujeita à administração eclesiástica de um bispo ou, por vezes, arcebispo, ou de um patriarca.
Tal administração território-eclesiástico já acontecia em tempos remotos face à administração de contexto eclesiológico em sua missão evangelizadora, gerando uma hierarquia eclesiástica. A hierarquização do clero acentuou-se com a romanização da igreja cristã. Teodósio (378-395 Teodósio I, dito o Grande, foi um imperador romano desde 378 até à sua morte) – oficializou o cristianismo no Império Romano. A delimitação territorial trouxa consequências no que concerne ao atendimento sacerdotal a Eclésia. Portanto, também, é daqui que se vislumbra o inicio da capelania, isto é, o atendimento extra-eclesiástico em face do distanciamento das pessoas, da igreja, em todos os sentidos.
Cristo nos deu a entender a necessidade de assistir os que mais necessitam da igreja, e aos fiéis que assistem aos necessitados terão uma recompensa como expressa este texto de Mateus.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;   
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;   
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.   
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?   
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?   
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?   
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizeste. (Mt. 34-40).
*Paróquia: Paróquia é uma subdivisão territorial de uma diocese, eparquia ou bispado, dentro da Igreja Católica Romana, a Comunhão Anglicana, a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja da Suécia, a Igreja Presbiteriana (embora não possua governo episcopal) e de algumas outras igrejas. A palavra “paróquia” é também usada para se referir de um modo mais geral ao conjunto de pessoas que frequentam uma determinada igreja. Neste uso, uma paróquia é um ministro que serve uma congregação.

*Diocese: Em algumas formas de cristianismo, uma diocese (do grego antigo διοίκησις, dióikessis, pelo latim dioecēsis) é uma unidade territorial administrada por um bispo. É também referida como um bispado, área episcopal ou sede episcopal (como na Igreja Metodista). A diocese é a unidade geográfica mais importante da organização territorial da Igreja.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...