https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

sábado, setembro 28, 2013

O LÍDER E A MÍSTICA DO FRACASSO

Liderança Cristã/Igreja
Quem de nós já viu, ou ouviu um líder cristão (pentecostal) demonstrar: insegurança, fraqueza, desânimo, pedir oração para os irmãos, qualquer tipo de ajuda, ou conselhos? É raro depararmos com esse quadro. Os líderes são como homens autossuficientes, que suportam sozinhos o fardo pesado da responsabilidade do pastoreio. E o que é pior, eles não compartilham nada com seus pastores auxiliares, muito menos com suas ovelhas. Eles são como os super – heróis vencem tudo, menos a fadiga dos vencidos pelos seus individualismos, eles têm medo do fracasso. O resultado negativo na vida desses líderes é levar a vida ansiosa, irritada, nervosa e por fim deprimidos sem que ninguém saiba. Segundo uma estatística, mais de noventa por cento da liderança da maior igreja pentecostal do Brasil sofre de algum tipo de depressão, e o que é pior eles não se tratam vão até as últimas consequências, e quem sofre com isso? A família e a igreja, que serve para receber a descarga de mau humor. Imaginem a mensagem desses líderes às vezes involuntariamente, ou por ignorância torturam a igreja com suas “pregações”.
Os líderes demonstram o que não são. Fortes, inteligentes, soberanos e convincentes.
Um dos problemas de insatisfação no Ministério Pastoral entre outros motivos é a do líder que precisa trabalhar para sobreviver, e a igreja sofre pela falta de boa liderança e de bons sermões. O líder que trabalha para se manter, não tem condições e tempo disponível para preparar suas mensagens. Infelizmente as mensagens de improvisos estão fazendo a igreja sofrer com sermões baratos, sem vida e sem conteúdo bíblico. Neste caso, o fracasso não é só do pastor, mas da igreja também. Estamos sujeitos ao fracasso, porém eles podem servir para nos amadurecer, ou para nos mostrar que não somos tão perfeitos, como alguns pensam que são. Precisamos rever nossos conceitos, ou lideramos com amor e responsabilidades, ou deixamos para quem realmente sabe fazer com amor deixando de lado sentimentos espúrios por posições, cargos e valores efêmeros.
Sigamos o exemplo de Cristo: “Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas”. (João 10: 11). Nós pastores precisamos aprender mais com Cristo. Precisamos deixar de lado os nossos problemas, e não descontar sobre a família e muito menos sobre a Igreja de Cristo. Quem nunca fracassou na vida? Alguns sinônimos do fracasso é o insucesso, perda ruína. Quem já não passou por algum desses problemas?
As nossas ovelhas precisam ser alimentadas de fato com muito amor, carinho e acima de tudo com a pregação da Palavra de Deus, e não com as nossas palavras frias e sem vida. Se porventura, você fracassar levante sua cabeça e lute não desista jamais.
Por Víctor Manuel Fernández.
É possível passarmos por situações desconfortantes, mesmo sendo um líder de sucesso, isso faz parte do processo de Deus operado em nós através das provações, porém, às vezes, não entendemos esse processo necessário e doloroso.
Penso que, não importa, qual seja a nossa função ou cargo eclesiástico, estamos sujeitos a certos tipos de fracasso, às vezes ele pode fazer-nos amadurecer e consequentemente isso poderá repercutir em graça para o nosso futuro progresso espiritual como ser humano.
Mesmo sabendo pela fé que a dor e o fracasso possam gerar em nós fertilidade, contudo, esse processo não nos isenta da dor. Precisamos classificá-la de outra forma, dando outro sentido para ela. Existe algo mais promissor que fertilidade: Concretiza-se a experiência de amor e um grande acontecimento de salvação.  
Precisamos superar os momentos de cansaço cético que não elimina os terríveis momentos de desconforto da alma sofrida, mas por sentimento promissor de que a experiência da dor de um eu humilhado e desiludido pelo fracasso.
 A imitação de Jesus, que é também uma misteriosa associação ao seu ministério, às vezes implica experiências pouco gratificantes, mas que não deixam de serem experiências de amor. Porque na encarnação Deus se fez solidário conosco, abaixando-se até as profundezas da condição humana. Deus experimentou em seu Filho tudo o que é implicado pelo humano: ele quis conhecer o cansaço, a depressão, a desilusão, a angustia, o temor, a solidão. O cristão também participa dessas experiências humanas e passa por fases de aridez, de tédio, de acidez, de cansaço, de desconsolo, de fracasso. Nessas ocasiões ele também desce até as profundezas escuras da existência humana e pode chegar a experimentar uma intensa união com Jesus em sua solidariedade com o ser humano “até que doa”. Desse modo, comungando, em sua intimidade, com o mais áspero dos sentimentos humanos, ele se fez mais que nunca irmão dos outros.
Não podemos negar que certas ocasiões de fracasso e fraqueza são indesejáveis para nossa autoestima, e assim podemos correr sérios riscos de entrarmos em depressão, isolando-nos e negligenciando. Precisamos também nesses momentos de desconforto, aprendermos a amar, na ocasião do fracasso, com isso aprendemos a estar nos braços do Pai, que tocados pela sua graça, encontramos refúgio e consolo, para que também possamos consolar os outros. As palavras maravilhosas a seguir podem exprimir o que foi dito.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera, suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos.” (II Co. 1: 3-6).
Se não fosse a ação da graça de Deus, tudo isso não seria possível. Na verdade somente pela ação da graça que, entrando nas profundezas de nossas motivações e de nossas forças, têm condições de aniquilar nosso ceticismo e nosso desânimo enfermiço.

Você está convidado a conhecer nosso Site. Clique no endereço abaixo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...