https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

sexta-feira, janeiro 10, 2014

A CRIANÇA E A EVASÃO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Um conselho aos pais e aos pastores
Todos os domingos em vários países do mundo o povo se reúne para participar da Escola Bíblica Dominical. Ela se firmou ao longo dos anos e com todas as suas dificuldades, se mantém até hoje. Praticamente todos os obreiros e pessoas leigas têm passado pelos ensinamentos da Escola Bíblica Dominical. Esse é um fator muito importante para influenciar nossos filhos e os nossos vizinhos a participarem deste grande empreendimento oferecido pelas igrejas.
Gostaria de tratar hoje com os pais que tem seus filhos matriculados na Escola Bíblica Dominical, na faixa etária do berçário até os catorze anos.
A faixa etária do berçário até os catorze anos sofre um problema grave que tenho observado ao longo dos anos, mas nem todos tem a mesma visão. É justamente sobre esse problema que pretendo tratar com os pais. Todos nós sabemos que a idade da pré-adolescência é uma fase difícil de tratar. Segundo Rubem Alves, essa é a fase do enturmar-se, segundo ele, as crianças são como Maritacas só andam em bando gritam falam alto e faz muito barulho, ou seja, é hora de socialização, início de novas amizades, do andar juntos, da mudança da mente e do corpo, é hora dos primeiros contatos para o namoro escondido. É hora também de conhecerem bebidas e drogas e até o convite para tráfico. Não se assuste só Deus para guardá-los e nós precisamos dobrar a vigilância. Bem, qual é o problema então com as crianças na Escola Bíblica Dominical? Nas minhas observações como professor há mais de vinte sete anos, e também como Superintendente da Escola Bíblica Dominical tenho observado uma grande desistência de alguns pré-adolescentes que tem se evadido da Escola Bíblica Dominical e alguns saem até da igreja, nessa altura eles querem a liberdade que acham que foram tiradas nesses longos anos como alunos da Escola Bíblica Dominical. Muitos pensam assim, a mente deles é muito diferente da nossa. Se os pais se descuidarem, depois para concertar o erro será muito difícil.
Meus queridos pais, vocês já se deram conta se o seu filho é convertido de fato. Não é porque você á convertido que seu filho também é. Outro problema que a criança sofre a semana inteira é acordar cedo para ir à escola secular. No domingo o que eles querem é dormir um pouco mais e brincar. Mas não é assim, eles têm que acordar cedo para acompanhar os pais, o que é pior, alguns pais força as crianças irem a Escola Bíblica Dominical, essa imposição forçada é um dos piores agravantes, se vocês ainda não se deram conta, é ai que mora o pior dos problemas. Meus queridos não façam isso. Conquiste primeiro a amizade de seus filhos para levá-los a Escola Bíblica Dominical, vá com calma, com certeza será melhor para ambos.
Você conseguirá com muito esforço levá-lo até seus doze, treze ou catorze anos, depois ele vai querer fugir, sem querer generalizar, mas esse quadro é lastimável. Seu filho sempre foi forçado ir a Escola Bíblica Dominical? Você nunca perguntou se ele queria ir a Escola bíblica Dominical de livre e espontânea vontade? Talvez você só se preocupe em levá-lo, mesmo que seja a força, mas na primeira oportunidade ele vai querer fugir e com muita raiva. Mude sua atitude, antes que seja tarde demais! Seja sábio na educação de seus filhos. Conquiste-o!
Caros irmãos orem primeiro antes de tomar essa atitude de forçar a criança ir a Escola Bíblica Dominical. Ganhe primeiro seu filho para Cristo, quando ele tiver uma idade para refletir na sua salvação, Deus o tornará responsável, mas seu filho vai precisar muito da sua ajuda. Deixe ele se sentir desejoso em frequentar a Escola Bíblica Dominical. Quando ele crescer ele não se desviará do caminho, como disse o sábio Salomão. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. (Provérbios. 22:6). Uma das obrigações dos pais no Antigo e no Novo Testamento era a instrução que primeiro se realizava em casa, depois os rabinos tinham a função de instruí-los até a fase adulta. Não custa muito você fazer um pouco de esforço. É melhor você ganhar seu filho, antes que outros ganhem, tem muita gente precisando de seus filhos para fins terríveis. Deus tenha misericórdia de nossos filhos!
Não prometa nada para eles, principalmente presentes, mas ore por eles, o inimigo é o maior interessado na desistência deles. Se interesse mais pelo que eles fazem na Escola Bíblica Dominical, peça para ver suas lições, admire, valorize, sinta gosto no que eles estão fazendo. Abrace seus filhos, demonstre a sua felicidade por ele ter se saído bem na lição. Participem com perguntas sobre o que eles aprenderam na aula. De os parabéns pelo resultado que eles te apresentarem do que aprenderam. Pergunte se eles estão felizes com a Escola Bíblica Dominical, e com os seus professores.
No sábado a noite vá preparando-os para o domingo de manhã. Dê bons exemplos para que eles o sigam. Se for possível passe a lição com eles. Prepare-os para a sua aula, eles se interessarão se você participar com eles, o que é muito raro, não deixe seus filhos só na responsabilidade dos seus professores, faça sua parte educando-os conforme a Palavra de Deus.
Procure saber juntos aos professores do seu filho como ele se comporta na Escola Bíblica Dominical. Não se distancie do seu filho, ele não é um mini crente, ele é uma criança, às vezes convertido, às vezes eles não são o que aparentam ser. Muitos que vão embora da Escola Bíblica Dominical e também da igreja só depois dos vinte e poucos anos retornam muito feridos, o que é pior, muitos também não retornam principalmente se eles passaram por frustrações na igreja. O problema é muito mais sério do que se pensa pena que poucos sabem disso, mas tenho fé em Deus que isso vai mudar para melhor! Conto com vocês nas minhas orações.
Tenho certeza que se você fizer um pouco do foi sugerido, acrescentando mais a sua participação, com certeza você não se frustrará e o seu filho será uma benção na Casa de Deus. Tudo isso dependerá muito dos pais e com a graça de Deus teremos menos evasão nessa faixa etária na Escola Bíblica Dominical. Os tempos são maus, oremos e vigiemos! Deus tenha misericórdia e abençoe nossos filhos! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...