https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

A COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA

Página do Facebook MestreExpedito Darcy da Silva
Visite nosso Site https://sites.google.com/site/lerparasabermaisprofexpedito/  Baixe o Livro A Pedagogia de Jesus.
Educação Cristã.   
Ao lado do conhecimento das Escrituras, é coisa igualmente importante a compreensão da natureza humana. Na verdade, é esta uma qualificação muitíssimo necessária ao professor, porque não se pode aplicar a Bíblia à vida a não ser que se compreenda bem o aluno e suas necessidades. Todo aquele que lida com a natureza humana deve conhecer alguma coisa a esse respeito. Assim como o médico precisa diagnosticar antes de receitar qualquer remédio também o professor precisa compreender a vida humana e seus problemas, para depois aplicar o remédio escriturístico. Em última análise, estamos ensinando pessoas, e não a Bíblia. As próprias Escrituras foram dadas para ensinar, corrigir e disciplinar "para que o homem de Deus seja completo" (II Tim. 3:17). Importa, pois, e muito, que o mestre de religião compreenda as pessoas com quem vai lidar. Jesus não só compreendeu a mente judia em geral, quanto as suas facções e seitas, mas foi também um mestre na penetração do coração e na compreensão daquilo que se passava no íntimo de cada indivíduo. A Bíblia diz que "ele bem sabia o que havia no homem" (João 2:25).
Moffatt traduz assim: "Bem sabia ele o que estava na natureza humana." É certo que ninguém jamais penetrará todo o conteúdo desta afirmativa. O Mestre, sem dúvida, escafandrou a vida humana até suas maiores profundezas. Certamente ele podia dizer se seus ouvintes eram bons ou maus, atentos ou desatentos, amigos ou inimigos, interessados em seu ensino ou não, compreendendo-o ou confundindo-o, concordando com ele ou discordando e o criticando. Se Jesus não possuísse esse conhecimento, estaria inabilitado para os ensinar de modo eficiente como o fez, e teria caído nas artimanhas preparadas tantas vezes por seus inimigos.
Tendo tal conhecimento, pôde descobrir as habilidades de seus aprendizes, bem como suas necessidades, atitudes e motivos, e ensiná-los à luz do que deles conhecia. "Do ponto de vista pedagógico, a intuição de Jesus foi o elemento primordial de sua maravilhosa eficiência como Mestre. Pelo menos meia dúzia de exemplos evidenciam que Jesus tinha acurada visão do íntimo da natureza humana e mesmo do próprio pensamento do povo.
Os escribas pensavam lá consigo que Jesus estava blasfemando, ao declarar ao paralítico que seus pecados estavam perdoados, mas "Jesus, conhecendo-Ihes os pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?" (Mat. 9:4).

Quando os discípulos lamentavam o haver Jesus dito que deveriam... Ver mais acessando o Site e baixar o Livro todo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...