https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

sábado, abril 05, 2014

SEITAS E HERESIAS

Estudo Bíblico
O referido assunto sobre seitas e heresias que será tratado é demasiadamente antigo quanto ao seu Dogmatismo Doutrinário descontextualizado das Escrituras Sagradas.
Pois sempre ouve pessoas movidas por espíritos enganadores e doutrinas de Demônios, que acabaram por influenciar a mente de pessoas desprovidas da Palavra de Deus e da Influência do Espírito Santo (I Tm. 4.1-2; II Tm. 3.1-5; I Jo. 4.1).
Estes são guiados por lideres que dizem ter uma tradução perfeita das Escrituras ou que supostamente recebeu uma nova revelação de Deus, os direcionando a levantar uma determinada igreja, pois as demais já estão corrompidas (II Pd. 1.3-21; 2.1-22; Gl. 1.8-9).
Esse é o cenário ainda hoje no século XXI, onde cada vez mais este tipo de ação tem tomado conta da mentalidade irresponsável de pessoas sem nenhuma experiência com Cristo, mas que dizem estar a serviço Dele.
Para que a Igreja de Cristo vença este embate, entre quem realmente esta com a razão, devem ter um discipulado correto que seja cristocêntricamente bíblico.
Sendo essa a única forma, não de debates, mais de ensinar a todos que pedirem a Palavra da razão CRISTO”. (II Tm. 2.23-26; Tt. 3.1-11).
Definição:
Seita- (Lat. Secta; de sequi - seguir, acompanhar) - grupo de pessoas que optam por seguir uma doutrina contrária à ortodoxia.
Esta indica uma facção dentro duma religião organizada e nesse sentido, é sinônimo de heresia (At. 5.17; 15.5; 26.5).
Não se pode confundir seita com religião, nem com denominação, pois no cristianismo evangélico, muitas são as denominações.
E não podem estas ser tidas como seitas, pois na essência, todas elas adotam os mesmos artigos de fé e dogmas.
Heresia- (Gr. Hairesis; propensão - Lat. Hairesis) – Rejeição voluntária de um ou mais artigos de fé.
Esta também pode contrariar os ensinos quanto os costumes embasados pela Palavra de Deus. A Bíblia fala de heresia afirmando ser esta obra da carne (II Pd. 2.1; Jd 4; Gl. 5.20).
Heresiologia - deriva-se do vocábulo grego hairesia”, que significa opinião escolhida, seleção, preferência, e logia tratado ou estudo sobre opinião escolhida, em oposição a uma disciplina aceita ou acatada pelos fiéis.
Uma seita herética, do ponto de vista cristão, é constituída de indivíduos ou de grupos que se afastam dos ensinos da Palavra de Deus para adotarem ou divulgarem suas próprias ideias ou ideias de outrem. Podemos aqui usar a expressão da Bíblia: os quais se desviaram da verdade... e perverteram a fé de alguns”. (II Tm. 2.18).

O OBJETIVO DO ESTUDO SOBRE AS HERESIAS

A finalidade do estudo sobre as heresias é, em primeiro lugar, convencer os crentes de que é necessário estudar cuidadosamente a Palavra de Deus”, para que aprendam a discernir a verdade da mentira. (I Jo. 4.1-3; I Ts. 5.21).
Conhecendo as Escrituras, o crente tanto se previne das doutrinas falsas, como se torna capaz de, batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos”. (Jd. 3).
Um dos critérios utilizados pelas seitas é de fazer prosélitos em meio aos crentes, citando versículos descontextualizados com o intuito de argumentarem e fundamentarem os pensamentos de seu fundador (Satanás).
Por isso terna-se essencial o discipulado na Igreja, que dará capacidade ao discípulo para combater os falsos ensinos. (Mt. 28.19-20).
Precisamos conhecer a natureza e as táticas do inimigo que vamos enfrentar.
Não sabemos quais os tipos de pessoas que vamos encontrar quando pregamos o Evangelho. Conhecendo seu credo e suas doutrinas, teremos maior facilidade para falar do amor de Deus. É necessário que o cristão conheça a verdade para combater a mentira, daí dizer que além do conhecimento das seitas falsas o cristão deve possuir um bom conhecimento da Bíblia, a Palavra de Deus. (I Tm. 4.13-16).
O cristão é individualmente responsável pela busca do conhecimento da verdade e pelo combate à mentira. Ser contrário ao erro e à mentira sem vestir armadura da verdade é falta de responsabilidade cristã.
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça... tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus...” (Ef. 6.14,17).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...