https://www.revolvermaps.com/livestats/0ysj2bth17t/Visitantes online

quinta-feira, agosto 21, 2014

DEPRESSÃO DE ELIAS

Após Elias ter matado alguns profetas de Baal, sofreu uma grande perseguição e com medo de perder sua vida perseguida por uma mulher extremamente má entrou em depressão, não queria mais viver e pediu a Deus a morte. 1. O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. 2. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:– Que os deuses me matem se até amanhã há esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!3. Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante 4. e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim:– Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.5. Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono... (IRs. 19: 1-5).
Quem de nós já não teve pelo menos um pequeno pico de depressão. Se Elias um dos grandes homens de Deus passou por uma grande depressão, quanto mais nós simples homens a mercê de tantos infortúnios. Se você está passando por um dilema, ou por uma crise, cuidado, a depressão pode se instalar a qualquer momento. Se perceber algo diferente no seu humor e ânimo procure uma pessoa que possa ajudá-lo a resolver esta dura questão. Desabafe com alguém que possa ouvi-lo (a).
Considerações sobre a depressão
Seja qual for o sintoma, a depressão é diferente da tristeza normal ou da simples desmotivação, interferindo com a sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se. Os sentimentos de desamparo, desesperança, inutilidade são intensos com pouco ou nenhuma alívio.
O sentimento de culpa é muito vincado. A depressão interfere com as atividades da vida diária, tais como trabalhar ou concentrar-se em tarefas, ou mesmo comer e dormir.
As pessoas que estão deprimidas podem sentir-se oprimidas e exaustas. Elas podem deixar de se interessar por assuntos relacionados com a família e amigos. Deixam de se importar com as suas vidas. A pessoa deixa de acreditar que consegue dar a volta à situação e por consequência deixa de fazer planos para o futuro. Alguns indivíduos deprimidos podem chegar a ter pensamentos de morte ou suicídio.
As pessoas com doença depressiva (estima-se que 8% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida).
O primeiro passo para se iniciar um tratamento apropriado são os exames físicos e psicológico com os quais se pode determinar se você tem uma doença depressiva e de que tipo é essa doença que você adquiriu.
A segunda coisa mais importante é oferecer-lhe apoio emocional. Isto envolve compreensão, paciência e encorajamento. Procure conversar com a pessoa deprimida e escute-a com atenção. Não menospreze os sentimentos expressos, porém chame a atenção para a realidade e ofereça esperança. Referências a suicídio são importantes, caso isso ocorra na sua vida. Devem sempre ser relatadas ao médico.
Convide a pessoa deprimida para caminhadas, passeios e outras atividades. Insista delicadamente se seu convite for recusado. Encoraje a participação em atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer, como passatempos, esportes, atividades culturais ou religiosas, porém não a force a assumir rapidamente muita responsabilidade de uma vez. O deprimido necessita de distração e companhia, porém cobrar demais dele pode piorar-lhe a sensação de fracasso.

Se você não é um profissional, mas um amigo ou um religioso limite-se a fazer apenas o papel preliminar e não assuma nada de profissionalismo. Muito menos achar que o que a pessoa está passando é espiritual, ou seja, de procedência maligna. Cuidado com julgamentos precipitados, esse não é a sua função e muito menos a solução possa partir de pressupostos. Faça sua parte e depois encaminhe a pessoas a um profissional competente para que o problema seja de fato resolvido. Depressão tem cura tanto por quem acredita em Deus, mas não podemos negar os cuidados médicos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...